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      VINICIUS DE MORAES  - Página 7 Empty Re: VINICIUS DE MORAES

      Mensaje por Maria Lua Dom 28 Jun 2020, 04:36



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      Mensaje por Maria Lua Lun 29 Jun 2020, 04:12

      UNA MUJER"



      Cuando entró la madrugada extendí mi pecho sobre tu pecho.




      Estabas temblorosa y tu rostro pálido y tus manos frías




      Y la angustia del regreso habitaba ya en tus ojos.




      Tuve piedad de tu destino que era morir en mi destino




      Quise librar por un segundo de ti el peso de la carne.




      Quise besarte en un vago cariño agradecido.




      Pero cuando mis labios tocaron tus labios




      Comprendí que la muerte ya estaba en tu cuerpo




      Y que era preciso huir para no perder el único instante




      En que fuiste realmente la ausencia del sufrimiento




      En que realmente fuiste la calma.


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      Mensaje por Maria Lua Miér 01 Jul 2020, 05:32

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      Mensaje por Maria Lua Vie 03 Jul 2020, 07:05



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      Mensaje por Maria Lua Lun 06 Jul 2020, 07:41

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      Mensaje por Maria Lua Lun 06 Jul 2020, 07:42

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      Mensaje por Maria Lua Lun 06 Jul 2020, 07:57

      Soneto do Amor Total

      Amo-te tanto, meu amor… não cante
      O humano coração com mais verdade…
      Amo-te como amigo e como amante
      Numa sempre diversa realidade


      Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
      E te amo além, presente na saudade.
      Amo-te, enfim, com grande liberdade
      Dentro da eternidade e a cada instante.


      Amo-te como um bicho, simplesmente,
      De um amor sem mistério e sem virtude
      Com um desejo maciço e permanente.


      E de te amar assim muito e amiúde,
      É que um dia em teu corpo de repente
      Hei de morrer de amar mais do que pude.


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      Mensaje por Maria Lua Mar 07 Jul 2020, 07:02

      A VERLAINE

      rio de Janeiro , 1954

      Em memória de uma poesia
      Cuja iluminação maldita
      Lembra a da estrela que medita
      Sobre a putrefação do dia:

      Verlaine, pobre alma sem rumo
      Louco, sórdido, grande irmão
      Do sangue do meu coração
      Que te despreza e te compreende
      Humildemente se desprende
      Esta rosa para o teu túmulo.


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      Mensaje por Maria Lua Miér 08 Jul 2020, 10:04

      Poeta de cámara

      No  es al Vinicius de Moraes informal y ocurrente de las grabaciones de los setenta en La Fusa al que se rememoró. En el recital se escucharon letras intensas del poeta brasileño, musicadas años antes por un excepcional Antonio Carlos Jobim. Vinicius solía canturrear en público con una fórmula que él bautizó como 'la chica, el poeta y la guitarra'. El poeta esta vez fue un ingenioso Geraldo Carneiro, que le conoció con 17 años; tiene escrito un libro sobre él, e incluso, como confesó, ha mantenido relaciones poco recomendables con su nieta. Carneiro ejerció de maestro de ceremonias en su español aprendido con Astor Piazzolla, o sea, con acento argentino. Alguien pudo pensar, erróneamente, que sólo es un gracioso con el don de la palabra. No sería justo para quien ha escrito para Piazzolla o Egberto Gismonti, traduce Shakespeare al portugués y tiene obra editada en varios idiomas. Carneiro es un poeta que, parafraseando a Drummond, vive como un poeta.

      'Vinicius de Moraes: O canto da paixão'

      Olivia Byington (voz), Wagner Tiso (piano) y Geraldo Carneiro (textos). Círculo de Bellas Artes. Madrid, 22 de febrero.

      La guitarra de la tríada la sustituyó el piano de Wagner Tiso, un magnífico orquestador que intentó ser fiel al espíritu de Jobim -con una hermosa interpretación en solitario de Eu sei que vou te amar-. Y hubo cantante femenina: Olivia Byington. No todo el mundo aprecia las voces agudas, de formación clásica como la suya, pero Serenata do adeus Soneto de separação requieren ese tratamiento. Hubo humor, como le habría gustado a Vinicius, aunque faltase el whisky. Y hacia el final sonó la canción que cantaron los asistentes a su entierro, en julio de 1980: 'Si todos fuesen como tú, ¡qué maravilla vivir!'.


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      Mensaje por Maria Lua Jue 09 Jul 2020, 05:59

      A QUE VEM DE LONGE






      Rio de Janeiro , 1951








      A minha amada veio de leve 

      A minha amada veio de longe 

      A minha amada veio em silêncio 

              Ninguém se iluda. 




      A minha amada veio da treva 

      Surgiu da noite qual dura estrela 

      Sempre que penso no seu martírio 

              Morro de espanto. 



      A minha amada veio impassível 

      Os pés luzindo de luz macia 

      Os alvos braços em cruz abertos 

              Alta e solene. 



      Ao ver-me posto, triste e vazio 

      Num passo rápido a mim chegou-se 

      E com singelo, doce ademane 

              Roçou-me os lábios. 



      Deixei-me preso ao seu rosto grave 

      Preso ao seu riso no entanto ausente 

      Inconsciente de que chorava 

              Sem dar-me conta. 



      Depois senti-lhe o tímido tato 

      Dos lentos dedos tocar-me o peito 

      E as unhas longas se me cravarem 

              Profundamente. 



      Aprisionado num só meneio 

      Ela cobriu-me de seus cabelos 

      E os duros lábios no meu pescoço 

              Pôs-se a sugar-me. 



      Muitas auroras transpareceram 

      Do meu crescente ficar exangue 

      Enquanto a amada suga-me o sangue 

              Que é a luz da vida. 


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      Mensaje por Maria Lua Sáb 11 Jul 2020, 07:08

      A MÚSICA DAS ALMAS

      Rio de Janeiro , 1935

      Le mal est dans le monde comme un esclave qui monte l’eau.
      Claudel


      Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma
      E o vento como o instinto desceu os braços das árvores que estrangularam a terra...

      Depois veio a claridade, o grande céu, a paz dos campos...
      Mas nos caminhos todos choravam com os rostos levados para o alto
      Porque a vida tinha misteriosamente passado na tormenta.

      ---


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      Mensaje por Maria Lua Lun 13 Jul 2020, 13:20

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      Mensaje por Maria Lua Mar 14 Jul 2020, 09:54

      A ROSA DESFOLHADA

      Rio de Janeiro , 2004

      Tento compor o nosso amor 
      Dentro da tua ausência 
      Toda a loucura, todo o martírio 
      De uma paixão imensa 
      Teu toca-discos, nosso retrato 
      Um tempo descuidado 

      Tudo pisado, tudo partido 
      Tudo no chão jogado 
      E em cada canto 
      Teu desencanto 
      Tua melancolia 
      Teu triste vulto desesperado 
      Ante o que eu te dizia 
      E logo o espanto e logo o insulto 
      O amor dilacerado 
      E logo o pranto ante a agonia 
      Do fato consumado 

      Silenciosa 
      Ficou a rosa 
      No chão despetalada 
      Que eu com meus dedos tentei a medo 
      Reconstruir do nada: 
      O teu perfume, teus doces pêlos 
      A tua pele amada 
      Tudo desfeito, tudo perdido 
      A rosa desfolhada


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      VINICIUS DE MORAES  - Página 7 Empty Re: VINICIUS DE MORAES

      Mensaje por Maria Lua Miér 15 Jul 2020, 05:13

      Cuando Vinicius de Moraes moría de saudade por su amigo Tom Jobim
      Emmanuel Ganora
      6 DIC 2018 10:12 AM

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      Distanciados por sus proyectos musicales, principalmente por la estadía de Jobim en EE-UU., el poeta de la bossa nova compuso una nostálgica canción dedicada a su insigne colaborador.
      Comenzaba los años setenta y Vinicius de Moraes vivía el que probablemente fue el mejor momento de su carrera musical. Luego de haber sido expulsado del servicio diplomático brasilero en 1968 por una purga de la dictadura militar, el poeta se entregó por completo a la vida bohemia de un rockstar: conciertos, giras, farras memorables repletas de lo que De Moraes llamaba los "elementos esenciales": whisky y mujeres bonitas.


      Junto a ello, además, se había sumado a su creación artística su colaborador de más larga data, un joven paulista llamado Antônio Pecci Filho, mundialmente conocido como Toquinho. Ambos musicalizaron clásicos del cancionero de Vinicius de Mores como "Tarde em Itapoã", "Escravo da Alegria", "Cotidiano N-2", "Sei Lá A Vida Tem Sempre Razão", entre otros. Con Toquinho, de hecho, junto a otros jóvenes como las cantantes María Creuza y María Bethania, hizo exitosas giras por Argentina y Uruguay, época donde quedaron registrados los "cafe concert" en el extinto bar La  Fusa de Buenos Aires.


      Por entonces O Poetinha, se acercaba a los sesenta años y se encontraba casado con una misteriosa y exhuberante bahiana llamada Gessy Gesse, con quien lo distanciaba casi 25 años de diferencia y que incentivara una revolución espiritual que llevara al artista a iniciarse en el credo afrobrasilero del candomblé.
      En suma, el viento soplaba a favor de uno de los artistas canónicos de Brasil. Sin embargo, por más que De Moraes se declarara un "esclavo de la alegría", el hombre padecía ese estado poético de la saudade, ese sentimiento que, en esencia, es nostalgia, pero también un estado de melancolía. Quienes compartieron y trabajaron con el poeta subrayan que el vate vivía intensamente las relaciones humanas, particularmente la amistad.


      Sólo así se entiende que Vinicius de Moraes compusiera una canción en base a echar de menos a un amigo, un parceiro fundamental en su carrera artística. Tras muchos años de distancia, Vininha tomó el lápiz y junto a Toquinho compusieron "Carta ao Tom 74". El tema parte por recordar la dirección de la casa de Jobim donde compusieron algunos de los hitos del bossa nova incluidos en el disco Cancão de Amor Demais de Elizeth Cardoso. También tiene un cierto tono de semblanza de un Río de Janeiro aun provinciano que, a la sazón, ya había dejado de existir.


      Calle Nascimento Silva 107


      Usted enseñando a Elizeth
      Las canciones de Canción de Amor Demás
      Recuerdas que tiempo feliz, ay que nostalgia
      Ipanema era sólo felicidad
      Era como si el amor doliese en paz
      Nuestra famosa garota ni sabía
      a qué punto la ciudad turbaría
      este Río de amor que se perdió
      Hasta la tristeza de la gente era más bella
      y además de eso se veía por la ventana
      Un rinconcito del cielo y del Redentor
      Hey, mi amigo, sólo resta una certeza
      Es preciso acabar con la tristeza
      Es preciso inventar un nuevo amor


      Por entonces, Antonio Carlos Jobim se encontraba radicado en EE.UU. desde los años sesenta, hasta donde llegó impulsado por el éxito que tuvo la bossa nova entre los jazzeros de la época -principalmente por el trabajo de Stan Getz y João Gilberto- y por el posterior álbum conjunto con Frank Sinatra. Una carrera internacional cimentada en base a la musicalización de la obra de teatro de Vinicius de Moraes, Orfeu da Conceicão a mediados de los años cincuenta -llevada a cine con un posterior premio Óscar de reconocimiento- y a los himnos de la bossa nova creados en conjunto con el escritor, como "Chega de Saudade", "Garota de Ipanema", "Se Todos fossem Iguals a Voçe", entre otros.


      La canción "Carta ao Tom 74", en tanto, fue incluida en el álbum Vinicius y Toquinho, lanzado precisamente en 1974. Tres años más tarde, Tom Jobim y Vinicius pudieron celebrar su amistad musical con un exitoso show, en conjunto con Toquinho y la cantante Miucha Buarque, en el centro de eventos Canecão de Río de Janeiro. Fueron siete meses continuos de conciertos que terminaron con un álbum en vivo. Posteriormente, realizarían una gira por Europa.
      Los amigos se habían vuelto a juntar. "La vida es el arte del encuentro", solía decir el poeta.







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      o un ciego soñando
      y en ese vuelo y en ese sueño
      compartir contigo sol y luna,
      siendo guardián en tu cielo
      y tren de tus ilusiones."
      (Hánjel)





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      Mensaje por Maria Lua Dom 19 Jul 2020, 08:20

      A ROSA DESFOLHADA






      Tento compor o nosso amor 

      Dentro da tua ausência 

      Toda a loucura, todo o martírio 

      De uma paixão imensa 

      Teu toca-discos, nosso retrato 

      Um tempo descuidado 




      Tudo pisado, tudo partido 

      Tudo no chão jogado 

      E em cada canto 

      Teu desencanto 

      Tua melancolia 

      Teu triste vulto desesperado 

      Ante o que eu te dizia 

      E logo o espanto e logo o insulto 

      O amor dilacerado 

      E logo o pranto ante a agonia 

      Do fato consumado 



      Silenciosa 

      Ficou a rosa 

      No chão despetalada 

      Que eu com meus dedos tentei a medo 

      Reconstruir do nada: 

      O teu perfume, teus doces pêlos 

      A tua pele amada 

      Tudo desfeito, tudo perdido 

      A rosa desfolhada


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      siendo guardián en tu cielo
      y tren de tus ilusiones."
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      Mensaje por Maria Lua Lun 20 Jul 2020, 15:58

      A NOITE GARGALHA... OS GRILOS...





      A noite gargalha... os grilos 

      Trilam, trepidando as águas 

      As águas correm nos trilos 

      Em preces cheias de mágoas 




      Na solidão desse pranto 

      Cheio de pressentimento 

      Meu tédio morre de espanto 

      Para ouvir cantar o vento 



      E o vento desce profundo 

      Misterioso, gelado 

      O vento vem de outro mundo 

      Como uma voz do passado 



      Quem morreu?


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      Mensaje por Maria Lua Mar 21 Jul 2020, 08:38



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      Mensaje por Maria Lua Jue 23 Jul 2020, 07:25

      OS MALDITOS

      Rio de Janeiro , 1935

      (A aparição do poeta) 





      Quantos somos, não sei... Somos um, talvez dois, três, talvez, quatro; cinco, talvez nada


      Talvez a multiplicação de cinco em cinco mil e cujos restos encheriam doze terras


      Quantos, não sei... Só sei que somos muitos — o desespero da dízima infinita


      E que somos belos deuses mas somos trágicos.




      Viemos de longe... Quem sabe no sono de Deus tenhamos aparecido como espectros


      Da boca ardente dos vulcões ou da órbita cega dos lagos desaparecidos


      Quem sabe tenhamos germinado misteriosamente do solo cauterizado das batalhas


      Ou do ventre das baleias quem sabe tenhamos surgido?




      Viemos de longe — trazemos em nós o orgulho do anjo rebelado


      Do que criou e fez nascer o fogo da ilimitada e altíssima misericórdia


      Trazemos em nós o orgulho de sermos úlceras no eterno corpo de Jó


      E não púrpura e ouro no corpo efêmero de Faraó.




      Nascemos da fonte e viemos puros porque herdeiros do sangue


      E também disformes porque — ai dos escravos! — não há beleza nas origens


      Voávamos — Deus dera a asa do bem e a asa do mal às nossas formas impalpáveis


      Recolhendo a alma das coisas para o castigo e para a perfeição na vida eterna.




      Nascemos da fonte e dentro das eras vagamos como sementes invisíveis o coração dos mundos e dos homens


      Deixando atrás de nós o espaço como a memória latente da nossa vida anterior


      Porque o espaço é o tempo morto — e o espaço é a memória do poeta


      Como o tempo vivo é a memória do homem sobre a terra.




      Foi muito antes dos pássaros — apenas rolavam na esfera os cantos de Deus


      E apenas a sua sombra imensa cruzava o ar como um farol alucinado...


      Existíamos já... No caos de Deus girávamos como o pó prisioneiro da vertigem


      Mas de onde viéramos nós e por que privilégio recebido?




      E enquanto o eterno tirava da música vazia a harmonia criadora


      E da harmonia criadora a ordem dos seres e da ordem dos seres o amor


      E do amor a morte e da morte o tempo e do tempo o sofrimento


      E do sofrimento a contemplação e da contemplação a serenidade imperecível.




      Nós percorríamos como estranhas larvas a forma patética dos astros


      A tudo assistindo e tudo ouvindo e tudo guardando eternamente


      Como, não sei... Éramos a primeira manifestação da divindade


      Éramos o primeiro ovo se fecundando à cálida centelha.




      Vivemos o inconsciente das idades nos braços palpitantes dos ciclones


      E as germinações da carne no dorso descarnado dos luares


      Assistimos ao mistério da revelação dos Trópicos e dos Signos


      E a espantosa encantação dos eclipses e das esfinges.




      Descemos longamente o espelho contemplativo das águas dos rios do Éden


      E vimos, entre os animais, o homem possuir doidamente a fêmea sobre a relva


      Seguimos... E quando o decurião feriu o peito de Deus crucificado


      Como borboletas de sangue brotamos da carne aberta e para o amor celestial voamos.




      Quantos somos, não sei... somos um, talvez dois, três, talvez quatro; cinco, talvez, nada


      Talvez a multiplicação de cinco em cinco mil e cujos restos encheriam doze terras


      Quantos, não sei... Somos a constelação perdida que caminha largando estrelas


      Somos a estrela perdida que caminha desfeita em luz.






      ************************













      EL POETA


       
       
      Cuántos somos, no sé… Somos uno, tal vez dos; tres, tal vez cuatro;
      cinco, tal vez nada.
      Tal vez la multiplicación de cinco por cinco mil y cuyos restos
      llenarían doce Tierras.
      Cuántos, no sé… Sólo sé que somos muchos – la desesperación
      del decimal infinito.
      Y que somos bellos como dioses, aunque trágicos.
       
      Vinimos de lejos… Puede ser que en el sueño de Dios hayamos
      aparecido como espectros
      de la boca ardiente de los volcanes o de la órbita ciega
      de los lagos desaparecidos.
      Puede ser que hayamos germinado misteriosamente del suelo asolado
      por las batallas
      o del vientre de las ballenas quién sabe si surgimos.
       
      Vinimos de lejos – traemos en nosotros el orgullo del ángel
      rebelado,
      del que creó o hizo nacer el fuego de la ilimitada y altísima
      misericordia.
      Traemos en nosotros el orgullo de ser úlceras en el eterno
      cuerpo de Job,
      y no oro y púrpura en el cuerpo efímero del Faraón.
       
      Nacimos de la fuente y vinimos puros porque somos herederos
      de la sangre
      y también deformes porque – ¡ay de los esclavos!, no hay
      belleza en los orígenes.
      Volábamos – Dios les dio el ala del bien y el ala del mal a nuestras
      formas impalpables,
      recogiendo el alma de las cosas para el castigo y la perfección
      en la vida eterna.
       
      Nacimos de la fuente y dentro de las eras vagamos como semillas
      invisibles por el corazón de los mundos y de los hombres,
      dejando atrás de nosotros el espacio y la memoria latente
      de nuestra vida anterior.
      Porque el espacio es el tiempo muerto – y el espacio es la memoria
      del poeta,
      como el tiempo vivo es la memoria del hombre sobre la Tierra.
       
      Fue mucho antes de los pájaros – apenas rodaban en la esfera
      los cantos de Dios,
      apenas su sombra inmensa cruzaba el aire como un faro
      alucinado…
      Existíamos ya… En el caos de Dios girábamos como el polvo
      prisionero del vértigo,
      ¿pero de dónde veníamos y por qué privilegio recibido?
       
      Y entretanto el Eterno sacaba de la música vacía la armonía
      creadora,
      y de la armonía creadora el orden de los seres y del orden de los seres
      el amor,
      y del amor la muerte y de la muerte el tiempo, y del tiempo
      el sufrimiento
      y del sufrimiento la contemplación y de la contemplación
      la serenidad imperecedera.
       
      Nosotros recorríamos como extrañas larvas la forma patética
      de los astros
      asistiendo a todo y oyendo todo y rememorando todo eternamente.
      ¿Cómo? No sé… Éramos la primera manifestación de la divinidad,
      éramos el primer huevo fecundándose al calor de la centella.
      Vivimos el inconsciente de las edades en los brazos palpitantes
      de los ciclones,
      y las germinaciones de la carne en el dorso descarnado del fulgor lunar.
      Asistimos al misterio de la revelación de los Trópicos y de los signos,
      y al espantoso encantamiento de los eclipses y de las esfinges.
       
      Descendimos a lo largo del espejo contemplativo de las aguas
      de los ríos del Edén
      y vimos, entre los animales, al hombre poseer furiosamente
      a la hembra sobre el pasto.
      Seguimos… Y cuando el decurión hirió el pecho de Dios crucificado,
      como mariposas de sangre brotamos de la carne abierta
      y volamos hacia el amor celestial.
       
      Cuántos somos, no sé… Somos uno, tal vez dos; tres, tal vez cuatro;
      cinco, tal vez nada.
      Tal vez la multiplicación de cinco por cinco mil y cuyos restos
      llenarían doce Tierras.
      Cuántos, no sé… Somos la constelación perdida que camina
      lanzando estrellas,
      somos la estrella perdida que camina deshecha en luz.
       
      ********


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      y en ese vuelo y en ese sueño
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      siendo guardián en tu cielo
      y tren de tus ilusiones."
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      VINICIUS DE MORAES  - Página 7 Empty Re: VINICIUS DE MORAES

      Mensaje por Maria Lua Jue 23 Jul 2020, 07:31

      MENSAGEM À POESIA










      Não posso
      Não é possível
      Digam-lhe que é totalmente impossível

      Agora não pode ser

      É impossível

      Não posso
      Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro

      Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar

      Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo.

      Contem-lhe que há uma criança chorando em alguma parte do mundo

      E as mulheres estão ficando loucas, e há legiões delas carpindo

      A saudade de seus homens; contem-lhe que há um vácuo


      Nos olhos dos párias, e sua magreza é extrema; contem-lhe


      Que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida.

      Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos

      Pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso.


      Ponderem-lhe, com cuidado — não a magoem... — que se não vou


      Não é porque não queira: ela sabe; é porque há um herói num cárcere


      Há um lavrador que foi agredido, há um poça de sangue numa praça.

      Contem-lhe, bem em segredo, que eu devo estar prestes, que meus


      Ombros não se devem curvar, que meus olhos não se devem


      Deixar intimidar, que eu levo nas costas a desgraça dos homens

      E não é o momento de parar agora; digam-lhe, no entanto


      Que sofro muito, mas não posso mostrar meu sofrimento

      Aos homens perplexos; digam-lhe que me foi dada


      A terrível participação, e que possivelmente


      Deverei enganar, fingir, falar com palavras alheias

      Porque sei que há, longínqua, a claridade de uma aurora.

      Se ela não compreender, oh procurem convencê-la


      Desse invencível dever que é o meu; mas digam-lhe

      Que, no fundo, tudo o que estou dando é dela, e que me

      Dói ter de despojá-la assim, neste poema; que por outro lado


      Não devo usá-la em seu mistério: a hora é de esclarecimento


      Nem debruçar-me sobre mim quando a meu lado

      Há fome e mentira; e um pranto de criança sozinha numa estrada 

      Junto a um cadáver de mãe: digam-lhe que há


      Um náufrago no meio do oceano, um tirano no poder, um homem


      Arrependido; digam-lhe que há uma casa vazia


      Com um relógio batendo horas; digam-lhe que há um grande


      Aumento de abismos na terra, há súplicas, há vociferações

      Há fantasmas que me visitam de noite


      E que me cumpre receber, contem a ela da minha certeza


      No amanhã


      Que sinto um sorriso no rosto invisível da noite

      Vivo em tensão ante a expectativa do milagre; por isso

      Peçam-lhe que tenha paciência, que não me chame agora


      Com a sua voz de sombra; que não me faça sentir covarde

      De ter de abandoná-la neste instante, em sua imensurável

      Solidão, peçam-lhe, oh peçam-lhe que se cale

      Por um momento, que não me chame

      Porque não posso ir

      Não posso ir

      Não posso.


      Mas não a traí.
      Em meu coração

      Vive a sua imagem pertencida, e nada direi que possa

      Envergonhá-la.

      A minha ausência.

      É também um sortilégio


      Do seu amor por mim.

      Vivo do desejo de revê-la

      Num mundo em paz.

      Minha paixão de homem

      Resta comigo; minha solidão resta comigo; minha

      Loucura resta comigo.

      Talvez eu deva

      Morrer sem vê-la mais, sem sentir mais

      O gosto de suas lágrimas, olhá-la correr

      Livre e nua nas praias e nos céus

      E nas ruas da minha insônia.

      Digam-lhe que é esse

      O meu martírio; que às vezes

      Pesa-me sobre a cabeça o tampo da eternidade e as poderosas

      Forças da tragédia abastecem-se sobre mim, e me impelem para a treva

      Mas que eu devo resistir, que é preciso...

      Mas que a amo com toda a pureza da minha passada adolescência


      Com toda a violência das antigas horas de contemplação extática

      Num amor cheio de renúncia.

      Oh, peçam a ela

      Que me perdoe, ao seu triste e inconstante amigo

      A quem foi dado se perder de amor pelo seu semelhante

      A quem foi dado se perder de amor por uma pequena casa

      Por um jardim de frente, por uma menininha de vermelho

      A quem foi dado se perder de amor pelo direito

      De todos terem um pequena casa, um jardim de frente

      E uma menininha de vermelho; e se perdendo

      Ser-lhe doce perder-se...

      Por isso convençam a ela, expliquem-lhe que é terrível

      Peçam-lhe de joelhos que não me esqueça, que me ame

      Que me espere, porque sou seu, apenas seu; mas que agora

      É mais forte do que eu, não posso ir

      Não é possível

      Me é totalmente impossível

      Não pode ser não

      É impossível

      Não posso.




      **************


      MENSAJE A LA POESÍA




       
      No puedo.
      No es posible.
      Díganle que es totalmente imposible.
      Ahora no puede ser.
      Es imposible.
      No puedo.
      Díganle que estoy tristísimo, pero no puedo ir esta noche
      a su encuentro.
      Cuéntenle que hay millones de cuerpos que enterrar,
      muchas ciudades que construir, mucha pobreza en el mundo.
      Cuéntenle que hay un niño llorando en alguna parte
      del mundo
      y que las mujeres se están volviendo locas, y hay legiones de ellas
      sollozando de saudade por sus hombres.
      Cuéntenle que hay un vacío en los ojos de los parias
      y que su magrura es extrema;
      cuéntenle que la vergüenza, la deshonra y el suicidio rondan los lares
      y es preciso reconquistar la vida.
      Háganle ver que necesito estar alerta,
      vuelto hacia todos los caminos,
      listo a socorrer, a amar, a mentir, a morir si fuese preciso.
      Explíquenle con cuidado – no la aflijan… – que si no voy
      no es porque no quiera: ella lo sabe; es porque hay un héroe
      en la cárcel,
      hay un campesino que fue agredido, hay un charco de sangre
      en una plaza.
      Cuéntenle, bien en secreto, que debo estar preparado, que mis hombros
      no deben doblarse,
      que mis ojos no deben dejarse intimidar,
      que llevo a cuestas la desgracia de los hombres
      y ahora no es el momento de detenerse;
      díganle, sin embargo, que sufro mucho,
      pero no puedo mostrar mi sufrimiento a los hombres perplejos;
      díganle que me fue dada la terrible participación, y que posiblemente
      deberé engañar, fingir, hablar con palabras ajenas
      porque sé que hay, lejana, la claridad de una aurora.
      Si ella no comprende, oh, procuren convencerla
      de ese ineludible deber mío; pero díganle que, en el fondo,
      todo lo que estoy dando es de ella, y que me duele
      tener que despojarla así, en este poema;
      que por otro lado no debo usarla en su misterio;
      la hora es de esclarecimiento;
      no de volcarme sobre mí cuando a mi lado hay hambre y mentira;
      y un niño abandonado en un camino
      junto a un cadáver de madre; díganle que hay un gran
      aumento de abismos en la tierra, hay súplicas, hay vociferaciones,
      hay fantasmas que me visitan de noche
      y que tengo que recibir; cuéntenle a ella de mi certeza en el mañana,
      que siento una sonrisa en el rostro invisible de la noche
      y vivo en tensión ante la expectativa del milagro;
      por eso pídanle que tenga paciencia, que no me llame ahora
      con su voz de sombra; que no me haga sentir cobarde
      de tener que abandonarla en este instante, en su inmensurable soledad;
      pídanle, oh, pídanle que se calle
      por un momento, que no me llame
      porque no puedo ir,
      no puedo ir,
      no puedo.
       
      Pero no la traicioné. En mi corazón
      vive su imagen, que me pertenece, y nada diré que pueda
      avergonzarla. Mi ausencia
      es también un sortilegio
      de su amor por mí. Vivo del deseo de volver a verla
      en un mundo en paz. Mi pasión de hombre
      aún me acompaña; mi soledad aún me acompaña;
      mi locura aún me acompaña. Tal vez deba morir sin verla más,
      sin sentir más
      el sabor de sus lágrimas, o verla correr libre y desnuda
      en las playas y los cielos y las calles de mi insomnio.
      Díganle que ese es mi martirio;
      que a veces me pesa sobre la cabeza la losa de la eternidad
      y las poderosas fuerzas de la tragedia
      se abaten sobre mí y me empujan hacia las tinieblas,
      pero que debo resistir, que es necesario…
      Que no obstante la amo con toda la fuerza de mi pasada
      adolescencia,
      con toda la violencia de las antiguas horas de contemplación
      extática,
      en un amor lleno de renuncia. Oh, pídanle
      que perdone a su triste e inconstante amigo,
      a quien le fue dado perderse de amor por su semejante,
      a quien le fue dado perderse de amor por una casita,
      por un antejardín, por una niñita de rojo;
      a quien le fue dado perderse de amor por el derecho de todos
      a tener una casita, un antejardín
      y una niñita de rojo, y perdiéndose
      le es dulce el perderse…
      Por eso convénzanla, explíquenle que es terrible,
      pídanle de rodillas que no me olvide, que me ame,
      que me espere, porque soy suyo, apenas suyo; pero que ahora
      es más fuerte que yo, no puedo ir,
      no es posible,
      me es totalmente imposible.
      No puede ser, no.
      Es imposible.
      No puedo.








      VINICIUS DE MORAES (Brasil 1913 – 1980)


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      siendo guardián en tu cielo
      y tren de tus ilusiones."
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      Mensaje por Maria Lua Vie 24 Jul 2020, 07:14

      A perdida esperança
       
      De posse deste amor que é, no entanto, impossível
      Este amor esperado e antigo como as pedras
      Eu encouraçarei o meu corpo impassível
      E à minha volta erguerei um alto muro de pedras.
       
      E enquanto perdurar tua ausência, que é eterna
      Por isso que és mulher, mesmo sendo só minha
      Eu viverei trancado em mim como no inferno
      Queimando minha carne até sua própria cinza.
       
      Mas permanecerei imutável e austero
      Certo de que, de amor, sei o que ninguém soube
      Como uma estátua prisioneira de um castelo
      A mirar sempre além do tempo que lhe coube.
       
      E isento ficarei das antigas amadas
      Que, pela Lua cheia, em rápidas sortidas
      Ainda vêm me atirar flechas envenenadas
      Para depois beber-me o sangue das feridas.
       
      E assim serei intacto, e assim serei tranquilo
      E assim não sofrerei da angústia de revê-las
      Quando, tristes e fiéis como lobas no cio
      Se puserem a rondar meu castelo de estrelas.
       
      E muito crescerei em alta melancolia
      Todo o canto meu, como o de Orfeu progresso
      Será tão claro, de uma tão simples poesia
      Que há de pacificar as feras do deserto.
       
      Farto de saber ler, saberei ver nos astros
      A brilharem no azul da abóbada no Oriente
      E beijarei a terra/ a caminhar de rastros
      Quando a Lua no céu contar teu rosto ausente.
       
      Eu te protegerei contra o Incubo
      Que te espreita por trás da Aurora acorrentada
      E contra a legião dos monstros do Poente
      Que te querem matar, ó impossível amada!


      _________________



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      Mensaje por Maria Lua Sáb 25 Jul 2020, 06:36

      O RIO






      Uma gota de chuva


      A mais, e o ventre grávido


      Estremeceu, da terra.


      Através de antigos


      Sedimentos, rochas


      Ignoradas, ouro


      Carvão, ferro e mármore


      Um fio cristalino


      Distante milênios


      Partiu fragilmente


      Sequioso de espaço


      Em busca de luz.






      Um rio nasceu.





      *********************




      EL RÍO






      Una gota de lluvia
      cuando el vientre grávido


      estremeció la tierra.


      A través de viejos


      Sedimentos, rocas


      Ignoradas, oro


      Carbón, fierro y mármol


      Un río cristalino


      Lejano milenios


      Partió frágil


      Sediento de espacio


      En busca de luz.




      Un río nació.


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      Mensaje por Maria Lua Dom 26 Jul 2020, 06:47

      A VOCÊ, MEU CARO MILLÔR FERNANDES...

      Rio de Janeiro , 2004

      A você, meu caro Millôr Fernandes 
      (Poeta íntimo, homem triste, grande humorista, mais conhecido por Vão Gôgo 
      E às vezes […] ) 
      A você que me pede o poema da minha tão sonhada volta ao Rio 
      Eu direi humildemente: faço. 
      Não é fácil, mas faço. Sem dúvida melhor fora 
      Sair por aí transpirando e sonâmbulo, os braços estendidos 
      A todos os azuis, os pés 
      Indiferentes a todos os abismos, a aspirar, de olhos cerrados 
      Os úmidos perfumes desta cidade de infinitas paciências 
      E fragrâncias. Entretanto 
      Coisa grave é um poema, e eu me dedicarei provisoriamente 
      A tão duro dever. Nada lhe prometo, porém 
      De bom de vez que ora sou apenas o filho pródigo e sinto-me ainda obnubilado 
      De beleza. 
      Ah, nada mais doce que essa sensação de pousar a cabeça no colo morno da pátria 
      E deixar-se estar olhando o céu - como no Arpoador 
      Onde se morre a cada instante ante o dilema 
      Natureza e mulher. Que coisa, Millôr Fernandes 
      A mulher no Rio! Quantas cortinas 
      De veludo nos seus olhos, e com que maciez são abertas 
      Até a vida! Que delícia, Millôr Fernandes 
      Que grande delícia! A ela, antes e primeiro - salve! 
      E salve lindo! Por ela tudo: poemas, alaúzas, ombro-armas 
      Mortes, ressurreições. 
      A que vai nunca é como a que vem. Ah, não é ela 
      Número apenas, nem traz a fisionomia 
      Pregada ao rosto como uma máscara. A ela 
      Salve, e salve lindo! Por ela tudo: poemas, alaúzas, ombro-armas 
      Mortes, ressurreições. 


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      Mensaje por Maria Lua Mar 28 Jul 2020, 04:30

      SONETO DO AMIGO









      Enfim, depois de tanto erro passado 


      Tantas retaliações, tanto perigo 


      Eis que ressurge noutro o velho amigo 


      Nunca perdido, sempre reencontrado. 






      É bom sentá-lo novamente ao lado 


      Com olhos que contêm o olhar antigo 


      Sempre comigo um pouco atribulado 


      E como sempre singular comigo. 






      Um bicho igual a mim, simples e humano 


      Sabendo se mover e comover 


      E a disfarçar com o meu próprio engano. 






      O amigo: um ser que a vida não explica 


      Que só se vai ao ver outro nascer 


      E o espelho de minha alma multiplica...










      Los Angeles, 1946.


















      ***************












      Soneto del amigo




      En fin, después de tanto error pasado,


      tantas represalias, tanto peligro,


      resurge en otro el viejo amigo


      nunca perdido, siempre reencontrado.




      Es bueno sentarlo nuevamente al lado


      con ojos que contienen la mirada antigua


      siempre conmigo un poco atribulado


      y como siempre singular conmigo.




      Un bicho igual a mí, simple y humano


      sabiendo moverse y conmoverse


      y a disfrazar con mi propio engaño.




      El amigo: un ser que la vida no explica


      que sólo se va al ver otro nacer


      y el espejo de mi alma multiplica.









      Versión de César Conto



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      Mensaje por Maria Lua Mar 28 Jul 2020, 05:37

      BALADA PARA MARIA


      Rio de Janeiro , 1938


      Não sei o que me angustia
      Tardiamente; em meu peito
      Vive dormindo perfeito
      O sono dessa agonia...
      Saudades tuas, Maria?
      Na volúpia de uma flora
      Úmida, pecaminosa
      Nasceu a primeira rosa
      Fria...
      Perdi o prazer da hora.


      Mas se num momento cresce
      O sangue, e me engrossa a veia
      Maria, que coisa feia!
      Todo o meu corpo estremece...
      E dos colmos altos, ricos
      Em resinas odorantes
      Pressinto o coito dos micos
      E o amor das cobras possantes.


      No mundo há tantos amantes...


      Maria...
      Cantar-te-ei brasileiro:
      Maria, sou teu escravo!
      A rosa é a mulher do cravo...
      Dá-me o beijo derradeiro?
      — Cobrir-te-ei de pomada
      Do pólen das flores puras
      E te fecundarei deitada
      Num chão de frutas maduras
      Maria... e morangos, quantos!
      E tu que adoras morango!
      Dormirás sobre agapantos...
      — Fingirei de orangotango!


      Não queres mesmo, Maria?


      No lombo morno dos gatos
      Aprendi muita carícia...
      Para fazer-te a delícia
      Só terei gestos exatos.


      E não bastasse, Maria...


      E morro nessas montanhas
      Entre as imagens castanhas
      Da tua melancolia...






      *******************




      BALADA PARA MARÍA




      Río de Janeiro, 1938


      No se que me angustia
      Tarde; en mi pecho
      Vive durmiendo perfecto
      El sueño de esta agonía ...
      ¿Te extraño María?
      En la lujuria de una flora
      Húmeda, pecaminosa
      Nació la primera rosa
      Fría...
      Perdí el placer de la hora.


      Pero si en un momento crece
      La sangre y mi vena se espesa
      Maria, que cosa tan fea!
      Todo mi cuerpo tiembla ...
      Y los altos y ricos culmos
      En resinas olorosas
      Siento el coito de los monos
      Y el amor de las serpientes poderosas.


      Hay tantos amantes en el mundo ...


      Maria ...
      Te cantaré brasileño:
      ¡María, soy tu esclava!
      La rosa es la mujer del clavel ...
      Dame el beso definitivo?
      - Te cubriré con ungüento
      Del polen de flores puras
      Y te fertilizaré acostada
      En un piso de frutas maduras
      María ... y fresas, ¡cuántas!
      ¡Y a ti que amas la fresa!
      Dormirás en agapanto ...
      - ¡Pretenderé ser un orangután!


      ¿De verdad no quieres, María?


      En el cálido lomo de los gatos.
      Aprendí muchas caricias ...
      Para deleitarte
      Solo tendré gestos exactos.


      Y no fue suficiente, María ...


      Y muero en estas montañas
      Entre las imágenes marrones
      De tu melancolía ...


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      Mensaje por Maria Lua Sáb 01 Ago 2020, 09:41

      O ANJO DAS PERNAS TORTAS

      Rio de Janeiro , 1962

      A Flávio Porto 






      A um passe de Didi, Garrincha avança 

      Colado o couro aos pés, o olhar atento 

      Dribla um, dribla dois, depois descansa 

      Como a medir o lance do momento. 




      Vem-lhe o pressentimento; ele se lança 

      Mais rápido que o próprio pensamento 

      Dribla mais um, mais dois; a bola trança 

      Feliz, entre seus pés - um pé-de-vento! 



      Num só transporte a multidão contrita 

      Em ato de morte se levanta e grita 

      Seu uníssono canto de esperança. 



      Garrincha, o anjo, escuta e atende: - Goooool! 

      É pura imagem: um G que chuta um o 

      Dentro da meta, um 1. É pura dança!





      ****************


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      VINICIUS DE MORAES  - Página 7 Empty Re: VINICIUS DE MORAES

      Mensaje por Maria Lua Mar 04 Ago 2020, 14:16

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      Mensaje por Maria Lua Miér 05 Ago 2020, 05:12

      Ternura








      Eu te peço perdão por te amar de repente

      Embora o meu amor

      seja uma velha canção nos teus ouvidos

      Das horas que passei à sombra dos teus gestos

      Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos

      Das noites que vivi acalentando

      Pela graça indizível

      dos teus passos eternamente fugindo

      Trago a doçura

      dos que aceitam melancolicamente.

      E posso te dizer

      que o grande afeto que te deixo

      Não traz o exaspero das lágrimas

      nem a fascinação das promessas

      Nem as misteriosas palavras

      dos véus da alma...

      É um sossego, uma unção,

      um transbordamento de carícias

      E só te pede que te repouses quieta,

      muito quieta

      E deixes que as mãos cálidas da noite

      encontrem sem fatalidade

      o olhar estático da aurora.







      Ternura







      Yo te pido perdón por amarte de repente

      Aunque mi amor

      sea una vieja canción en tus oídos

      De las horas que pasé a la sombra de tus gestos

      Bebiendo en tu boca el perfume de las sonrisas

      De las noches que viví arrullando

      Por la gracia indecible

      de tus pasos eternamente huyendo

      Traigo la dulzura

      de los que aceptan melancólicamente.

      Y puedo decirte

      que el gran afecto que te dejo

      No trae la exasperación de las lágrimas

      ni la fascinación de las promesas

      Ni las misteriosas palabras

      de los velos del alma...

      Es un sosiego, una unción,

      un desbordamiento de caricias

      Y sólo te pide que reposes quieta,

      muy quieta

      Y dejes que las manos cálidas de la noche

      encuentren sin fatalidad

      el mirar estático de la aurora.











      Traducción de Pedro Casas Serra


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      Mensaje por Maria Lua Vie 07 Ago 2020, 07:20

      BARCAROLA

      Parti-me, trágico, ao meio 
      De mim mesmo, na paixão. 
      A amiga mostrou-me o seio 
      Como uma consolação. 

      Dormi-lhe no peito frio 
      De um sono sem sonhos, mas 
      A carne no desvario 
      Da manhã, roubou-me a paz. 

      Fugi, temeroso ao gesto 
      Do seu receio modesto 
      E cálido; enfim, depois 

      Pensando a vida adiante 
      Vi o remorso distante 
      Desse crime de nós dois.


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      Mensaje por Maria Lua Vie 07 Ago 2020, 08:41

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      VINICIUS DE MORAES  - Página 7 Empty Re: VINICIUS DE MORAES

      Mensaje por Maria Lua Vie 07 Ago 2020, 09:12

      Quantos somos, não sei... somos um, talvez dois, três, talvez quatro; cinco, talvez, nada



      Talvez a multiplicação de cinco em cinco mil e cujos restos encheriam doze terras



      Quantos, não sei... Somos a constelação perdida que caminha largando estrelas



      Somos a estrela perdida que caminha desfeita em luz.


      _________________



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      "Ser como un verso volando
      o un ciego soñando
      y en ese vuelo y en ese sueño
      compartir contigo sol y luna,
      siendo guardián en tu cielo
      y tren de tus ilusiones."
      (Hánjel)





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