Aires de Libertad

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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Lun 08 Jul 2024, 09:59

    FIAT LUX

    para Cristina da Costa Pereira

    o tempo
    vem dos pés e das mãos e da água e dos ventos
    e da terra
    e do fruto do ventre das mães
    vem das árvores primevas
    da paz que faísca em sua casca
    nasce da pureza do sangue das areias
    da existência da folha em branco
    das ancestrais lembranças do caráter mágico
    das palavras


    o tempo
    nasce das escrituras dos pássaros
    ou do seu canto
    ou do riso do primeiro galo na primeira manhã
    ou antes
    quando a idéia de um Deus queimava os olhos
    e as crianças brincavam
    no sopro da espuma dos versos dos poetas


    vem da seda das abelhas
    da pele das tartarugas
    do encontro da aranha e sua rede
    do ínfimo grão dos desertos


    o tempo
    começa em ti
    no teu gemido diante do umbigo da lua
    e das espirais das nuvens
    nasce das cidades invisíveis
    do movimento que existe no jugo do criador
    e da pedra fundamental
    nasce do amor das lagartas
    das uvas moídas no vinho
    do fogo dos vulcões
    dos céus e dos parques
    do espírito que perfuma o ar
    nasce do mistério gozoso
    que existe entre o espinho e a rosa
    dos relâmpagos que iluminam os cabelos
    da primeira formiga no seu labor diário
    das asas dos peixes quando esses voaram


    o tempo
    nasce do acaso das galáxias e das estrelas
    do húmus das chuvas
    nasce da memória da poeira
    dos incêndios do desejo
    vem ungido pelas dores dos profetas
    nasce do vôo de Deus e seu suor
    e do dedo do sol entre as sombras


    o tempo
    resiste no sorriso lento da noite
    ofertando-se à boca estelar e melancólica
    da aurora mais longínqua
    e harmoniza o silêncio
    apascenta o vinagre
    colhe os estrumes e o mel
    e nos faz estremecer

    sós e humanos



    ****************



    FIAT LUX
    para Cristina da Costa Pereira


    el tiempo
    viene de los pies y de las manos y del agua y de los vientos
    y de la tierra
    y del fruto del vientre de las madres
    viene de los árboles
    de la paz que brilla en su cáscara
    nace de la pureza de la sangre de las arenas
    de la existencia de la hoja en blanco
    de los ancestrales recuerdos del carácter mágico
    de las palabras


    el tiempo
    nace de la escritura de los pájaros
    o de su canto
    o de la risa del primer gallo en la primera mañana
    o antes
    cuando la idea de un Dios quemaba los ojos
    y los niños jugaban
    en el soplo de la espuma del verso de los poetas


    viene de la seda de las abejas
    de la piel de las tortugas
    del encuentro de la araña y su red
    del ínfimo grano de arena de los desiertos


    el tiempo
    comienza en ti
    en tu gemido delante del ombligo de la luna
    y de las espirales de las nubes
    nace de las ciudades invisibles
    del movimiento que existe en el juego del creador
    y de la piedra fundamental
    nace del amor de los lagartos
    de las uvas molidas para el vino
    del fuego de los volcanes
    de los cielos y de los parques
    del espíritu que perfuma el aire
    nace del misterio gozoso
    que existe entre la espina y la rosa
    de los relámpagos que iluminan los cabellos
    de la primera hormiga en su labor diaria
    de las alas de los peces cuando estos vuelan


    el tiempo
    nace del acaso de las galaxias y de las estrellas
    del humus de las lluvias
    nace de la memoria del polvo
    de los incendios del deseo
    viene ungido por el dolor de los profetas
    nace del vuelo de Dios y su sudor
    y del dedo del sol entre las sombras


    el tiempo
    resiste en la sonrisa lenta de la noche
    ofreciéndose a la boca estelar y melancólica
    de la aurora más larga
    y armoniza el silencio
    el vinagre y la miel
    y nos hace estremecer


    solos y humanos


    Trad: Leo Lobos


    _________________



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    "Ser como un verso volando
    o un ciego soñando
    y en ese vuelo y en ese sueño
    compartir contigo sol y luna,
    siendo guardián en tu cielo
    y tren de tus ilusiones."
    (Hánjel)





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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Miér 10 Jul 2024, 19:04

    Toda palavra é falácia.
    Nada e maravilha.
    Toda palavra é nunca.
    O amor, por exemplo. Ou como Deus se pronuncia.

    (Eis que nenhuma palavra é dia.
    A não ser alguma que à esperança mentia.)

    Toda palavra ornamenta uma lápide
    De mistérios e magias.
    Daí, a incompletude – sua infinita largueza.
    Daí, a poesia implícita em cada uma:
    Barro e cimento. Pedra-viva.



    ******************


    Toda palabra es falacia.
    Nada es maravilla.
    Toda palabra es nunca.
    El amor, por ejemplo. O cómo se pronuncia Dios.

    (Mira, ninguna palabra es día.
    Excepto alguna que mintió a la esperanza.)

    Toda palabra decora una lápida
    De misterios y magias.
    De ahí lo incompleto, su infinita grandeza.
    De ahí la poesía implícita en cada una:
    Arcilla y cemento. Piedra viva.


    _________________



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    o un ciego soñando
    y en ese vuelo y en ese sueño
    compartir contigo sol y luna,
    siendo guardián en tu cielo
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    Mensaje por Maria Lua Mar 16 Jul 2024, 14:15

    ASAS



    Dentro de mim
    existem asas.


    Às vezes, voam
    para viverem o sonho
    de completude
    e amplidão.


    Pura ilusão.

    Voltam a habitar
    o seu lugar seguro.


    Liberdade não precisa de asas
    para sair do escuro.


    ************


    ALAS



    Dentro de mi
    exinten alas.


    A veces vuelan
    para vivir el sueño
    de integridad
    y amplitud.


    Pura ilusión.

    Vuelven a vivir
    en su lugar seguro.


    La libertad no necesita alas
    para salir de la oscuridad.


    _________________



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    o un ciego soñando
    y en ese vuelo y en ese sueño
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    siendo guardián en tu cielo
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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Jue 01 Ago 2024, 20:16

    El poema es raíz
    que en silencio crece



    Vacío
    Todo es soledad. Silencio.
    Todo es misterio. Miedo.
    Aunque en ebullición
    están naciendo las palabras.
    Todo es angustia. Ausencia.
    Todo.
    También el poema.
    Principalmente el poema.


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    Mensaje por Maria Lua Vie 09 Ago 2024, 08:49

    O TÊNUE FIO DO TEMPO



    o menino, o pai e o violino

    unidos, únicos, sozinhos



    árvores num jardim de delícias

    dedos de brinquedos do destino



    delicados, os gestos do pai

    ensinam ao menino o violino



    cordas num mesmo abraço

    sons de um mesmo sino



    (só a vida determina

    a equação dos caminhos)



    não se sabe onde doeu o grito

    quando o elo foi perdido



    o menino cresceu do pai

    entre solidões e atritos



    e nunca mais se tocaram

    como se toca um violino



    (de Exercício do olhar, Fivestar, 2006)



    *********************



    EL HILO TENUE DEL TIEMPO

    el niño, el padre y el violín
    solos,
    únicos, unidos
    árboles en un jardín de delicias
    dedos de juguetes del destino
    delicados, los gestos del padre
    enseñan al niño el violín
    cuerdas en un mismo abrazo
    de una misma campana tañidos
    (sólo la vida determina
    la ecuación de los caminos)
    no se
    sabe dónde dolió el grito
    cuándo el eslabón fue perdido
    el niño maduró sin padre
    entre soledades y conflictos
    y nunca más se tocaron
    como se toca un violín


    _________________



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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Dom 01 Sep 2024, 13:27

    Lição de mestre



    AR



    poema é raiz
    que em silêncio cresce
    sopro sem nenhum alarde
    como se o ar para existir
    precisasse da absoluta urgência da tarde

    poema é fome
    que a pedra arranha
    na lâmina que dita o corte
    como se a vida para existir
    precisasse da absoluta urgência da morte

    poema é feito novelo
    olho noturno
    desterro
    como se a sombra para existir
    precisasse da absoluta urgência do espelho

    poema é susto
    risco de rio lento
    como se o poema para existir
    se dissolvesse no vento



    https://www.lusofoniapoetica.com/brasil/tanussi-cardoso/licao-de-mestre


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    Mensaje por Maria Lua Vie 06 Sep 2024, 19:51

    DA PELE



    Nenhum rio
    deságua em mim
    Nenhum peixe
    me socorre
    Eu seco


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    Mensaje por Maria Lua Vie 06 Sep 2024, 19:53

    O GESTO INCONSÚTIL



    O eclipse da Lua despedaçando-se nas vidraças.
    O olho se escondendo no terceiro olho do guru da Índia.
    As estrelas que nascem no peito e não nos ensinam
    como comê-las.
    A infância, dissolvida na neblina.
    Mamoeiros, mangueiras e morcegos
    voam, nos cabelos e arrepios,
    no casarão do Cachambi.
    Os fantasmas dos porões
    arrastam-se nos medos.
    O vento uiva nas janelas.
    O assoalho sempre limpo.
    A chuva no telhado de zinco.
    O sexo, no quarto ao lado, onde nasci homem.
    O sexo encardido dos meninos descobrindo-se nos lençóis.
    Eu, de joelhos, e as velas acesas na culpa da igreja.
    O samba, a Carmen, a Aracy e o tango vermelho do pai
    rodopiam
    entre ternos cortados, saias rasgadas, chapéus-panamá, saltos altos e coxas.
    O sol no jardim, que a catarata do pai não vê mais.
    A bicicleta do E.T. voando pelos ares: liberdade.
    A noviça cantando nas montanhas: liberdade.
    Las aves que anuncian las flores de Sara.
    Johnny Guitar morrendo por amor.
    E Deus criando o pecado chamado Bardot.
    A lâmpada lilás do sexo barato das gonorreias.
    O abismo que é abismar-se com o abismo e as maravilhas da Arte.
    O rio da poesia que corre não sei pra onde
    e sempre é menor que o Tejo.

    A poesia, o poema, a palavra, o verbo, o verso, a fala: a ponte.
    A loucura da irmã, a loucura de Torquato,
    a loucura de Sérgio com seu bloco na rua,
    a loucura da Aids,
    a loucura drogada
    e o furacão de corpos nas valas.
    A mãe jogada no futuro das rugas dos cabelos:
    quase corpo, quase memória.
    A memória da memória da memória da memória
    que vira retrato em branco e preto:
    esquecimento.
    O afogamento sem água,
    a inútil gilete sem corte,
    o umbigo que nunca se livrou do nó.
    A faca na carne que sangra mais do que pode uma dor,
    na partida do amigo.
    O choro o choro o choro o choro o choro,
    que é pra sempre e nunca mais.
    A primeira morte, a segunda morte, a terceira morte,
    a morte de tudo que renasce todos os dias.
    A vida.


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    Mensaje por Maria Lua Vie 06 Sep 2024, 19:54




    CHARCO


    Que irrespirável mentira me habita?
    O que me encurrala sem paredes?
    Que segredo – imenso e brutal –
    Entre mim e o que sou?
    Por que, dentro, a poesia?
    O que é o poema?
    Por que ele me espanca?



    file:///E:/Maria%20Lua/Downloads/amandaborges,+Poesia_Tanussi+Cardoso_p.377-395%20(2).pdf


    4


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    Mensaje por Maria Lua Dom 08 Sep 2024, 07:49

    PAISAGEM 1


    Fazer a faca de sílex
    Me reinventar
    Nascer homem todos os dias
    Tecer o poema do outro
    Criar maravilhas
    Ouvir a pronúncia de Deus
    Ou Seu silêncio


    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Dom 08 Sep 2024, 07:52

    O INFERNO CRONOLÓGICO DO POETA


    ou Seis visões da Guernica, de Picasso

    para Cláudio Leal (Cacau)

    Primeira visão:

    Um som de acordeom vinha das montanhas,
    na certa, tocado pelos lobos noturnos.
    Dançando, surgiam estátuas de virgens serenas,
    enquanto se ouviam aplausos vindos dos navios naufragados.
    Demônios, travestidos de palhaços,
    brincavam num carnaval de valsas e sussurros.
    Ela chega à cidade com seus anéis febris,
    bebe nas ruas em cristais sutis,
    nada nos rios, dorme nos ares
    e sua visão brilha com o metal do olhar de Deus.
    A Morte, costura definitiva, é cheia de detalhes.
    Corpo sem ossos, sem pele e músculos.
    Substância amorfa, mas com vida.
    A morte corporal, símbolo das horas inúteis.
    Thánatos sem o seu contrário.
    Essa que nasce sem morrer e morre sem nascer.
    Essa que cintila no vazio do caos por todos los días de la Eternidad.
    Essa velhice feita de sol que se desamarela.
    O Tempo escorrendo seu asco, náusea, raiva.
    O Tempo vivo. A Guerra.
    A Morte.
    Guernica!


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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Dom 08 Sep 2024, 07:52

    Segunda visão:




    Um olhar solto pelas ruas.
    Uns passos catando, na noite, outros passos.
    O odor de urina quente na terra úmida.
    Um beijo frio no espelho do quarto.
    Um riso seco, de dentes claros, num rosto de vidro.
    Fosso e fóssil.
    Metralhadora que dispara flor e sangue.
    O pássaro com sua dor de voar.
    Rios de flores pútridas nas veias.
    E todos, desde o nascimento, à espera dela.
    E santos hipócritas a nos dar a vida da própria Morte.
    Máquina de triturar ossos e deuses
    para que se creia no advento de la Eternidad.
    Sombras, mistérios, fetos roubados,
    fuga e contraponto.
    O terceiro olho que chora diante do escuro de Deus.
    Todo tempo é voo da memória.
    Asa silenciosa como relógio sem ponteiro.
    Todo tempo é voo e vão:
    olho sobreposto a outro que se sobrepõe a outro.
    A memória do que não mais se vê por trás do último olho.
    Todo olho é o olho escondido do furacão.
    Olho sem memória: nada.
    O escuro. A Guerra.
    Olhar cifrado, não poético.
    Como o inferno cronológico do poeta.
    Guernica!



    file:///E:/Maria%20Lua/Downloads/amandaborges,+Poesia_Tanussi+Cardoso_p.377-395%20(3).pdf


    8


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    "Ser como un verso volando
    o un ciego soñando
    y en ese vuelo y en ese sueño
    compartir contigo sol y luna,
    siendo guardián en tu cielo
    y tren de tus ilusiones."
    (Hánjel)





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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Dom 22 Sep 2024, 14:02

    El nombre en el espejo




    ¿Qué nombre soy yo?

    ¿Qué rostro habito a diario?

    ¿A quién respondo cuando me pregunto?

    ¿Qué ojos me adentran?

    ¿Qué cuerpo es esta piel

    y qué huesos este árbol

    dulce y rabioso?

    ¿Quién me lee

    antes de mí?





    Cosa es cosa que no es -

    Eres mi nombre.



    Diluvio seco

    Un filtro

    Un fantasma abandonado al aire

    Susto

    Miedo



    ¿Qué nombre soy yo, sino fragmentos?




    http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/brasil/tanussi_cardoso.html


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    y en ese vuelo y en ese sueño
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    Mensaje por Maria Lua Dom 29 Sep 2024, 08:08

    Registro




    É no silêncio que melhor te amo
    Os pássaros quedam suas asas nos ninhos
    a música dorme seus acordes
    o monstro marinho esconde a sua face
    Te amo no silêncio de tudo
    Quando na noite livros se escondem das poeiras
    sinos cortam seus tendões
    corpos nus retesam dedos músculos diafragmas
    e telefones se calam como um beijo cala a língua
    É no silêncio
    Quando as pedras descansam das dores dos pés
    e os mares sabem da calmaria dos peixes
    É no silêncio sem culpa dos torturadores
    no silêncio de santos em pecado
    no silêncio paciente do voyeur
    que te amo melhor
    Ouvindo tua chegada
    lambendo tuas pegadas
    cozinhando teus ossos e teus dentes
    É no silêncio tão mais e mais e mais
    No silêncio dos ventres e dos umbigos
    que te compreendo melhor
    e à vida melhor
    e aos homens melhor
    Que te ouço delicado como um soco no vento
    E durmo feliz mastigando teus gemidos


    Tanussi Cardoso, Amor, verbo atemporal


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    y en ese vuelo y en ese sueño
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    Mensaje por Maria Lua Dom 29 Sep 2024, 08:12

    O GESTO INCONSÚTIL




    O eclipse da lua despedaçando-se nas vidraças.
    O olho se escondendo no terceiro olho do guru da Índia.
    As estrelas que nascem no peito e não nos ensinam como comê-las.
    A infância dissolvida na neblina.
    Os mamoeiros, as mangueiras, os morcegos voando nos cabelos e arrepios
    no casarão do Cachambi.
    A chuva no telhado de zinco e o assoalho lindo e limpo
    no casarão do Cachambi.
    Os fantasmas dos porões arrastando-se nos medos
    no casarão do Cachambi.
    O vento uivando nas janelas
    no casarão do Cachambi.
    O sexo no quarto ao lado onde nasci homem.
    O sexo encardido dos meninos descobrindo-se nos lençóis.

    1

    Eu, de joelhos, e as velas acesas na culpa da igreja.
    O samba, a Carmen, a Aracy e o tango vermelho do pai
    rodopiando
    entre ternos cortados, saias rasgadas, chapéus panamá, saltos altos e coxas.
    O sol no jardim que a catarata do pai não vê mais.
    A bicicleta do ET voando pelos ares: liberdade.
    A noviça cantando nas montanhas: liberdade.
    Las aves que anunciam las flores de Sara.
    Johnny Guitar morrendo por amor.
    E Deus criando o pecado chamado Bardot

    Os primeiros pelos, os primeiros pentelhos, o primeiro orgasmo.
    O primeiro beijo na boca, a primeira língua, o cuspe, o primeiro corpo,
    o primeiro amor a gente nunca esquece, ou não?
    A lâmpada lilás do sexo barato das gonorreias.
    O abismo que é abismar-se com o abismo e as maravilhas da Arte.
    O rio da poesia que corre não sei pra onde e sempre é menor que o Tejo.
    As pernas dos homens e mulheres subindo e descendo bondes de Drummond.
    A poesia, o poema, a palavra, o verbo, o verso, a fala: a ponte.
    A loucura da irmã,
    a loucura de Torquato,
    a loucura de Sergio com seu bloco na rua,
    a loucura da Aids,
    a loucura drogada
    e o furacão de corpos nas valas.

    A mão que aperta a nossa mão é a mesma que assassina.
    A mãe jogada no futuro das rugas dos cabelos: quase corpo, quase memória.
    A memória da memória da memória da memória,
    que vira retrato em branco e preto da própria memória: esquecimento.
    O afogamento sem água,
    a inútil gilete sem corte,
    o umbigo que nunca se livrou do nó.
    A faca na carne sangrando mais do que pode uma dor, na partida do amigo.
    O choro o choro o choro o choro o choro, que é pra sempre e nunca mais.
    A primeira morte, a segunda morte, a terceira morte,
    a morte de tudo que renasce todos os dias.
    A vida.


    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Dom 29 Sep 2024, 08:15

    CHARCO


    Que coisas me espantam?
    Que coisas me espantam por dentro?
    Quem me espanta?
    Que espanto sou eu?
    Que irrespirável verdade?
    Que irrespirável mentira me habita?
    O que me encurrala sem paredes?
    Que segredo – imenso e brutal –
    Entre mim e o que sou?
    Por que, dentro, a poesia?
    O que é o poema?
    Por que ele me espanca?


    ***************


    CHARCO


    ¿Qué cosas me asustan?
    ¿Qué cosas me asustan por dentro?
    ¿Quién me asusta?
    ¿Qué asombro soy?
    ¿Qué verdad irrespirable?
    ¿Qué mentira irrespirable me habita?
    ¿Qué me atrapa sin paredes?
    ¡Qué secreto – inmenso y brutal –
    ¿Entre yo y lo que soy?
    ¿Por qué, dentro, poesía?
    ¿Cuál es el poema?
    ¿Por qué me golpea?




    file:///E:/Maria%20Lua/Downloads/amandaborges,+3.Tanussi+Cardoso.pdf


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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Lun 07 Oct 2024, 08:46

    Las miradas de Tanussi Cardoso



    Por Juan Valle Quispe




    Exercício do olhar / Ejercicio de la mirada (Amotape Libros, 2020), de Tanussi Cardoso (Río de Janeiro, 1946), es una de las últimas entregas de traducción hecha en el país sobre poesía brasileña y llega a cargo del vate Óscar Limache. Afortunadamente, la simbiosis entre los esfuerzos de Limache y la editorial Amotape por continuar la inserción de nuevos autores extranjeros en nuestro idioma no se ha visto interrumpida. Ya en anteriores oportunidades, dicha labor ha traído las propuestas de clásicos como Rabindranath Tagore o Carlos Drumond de Andrade, así como las voces contemporáneas de Ademir de Marchi, Paulo de Toledo, entre otros. Visto de esa manera, el camino para acceder a estas lecturas imprescindibles, en buena parte, se nos allana gracias al reto asumido por Limache (sin olvidar a otros traductores de este sello como han sido Renato Sandoval o Jorge Nájar) y la tarea de difusión que, en casi una década, ha logrado Amotape. Ahora bien, tan igual que con otros títulos del catálogo impulsado por su editor Alfredo Ruiz, creemos que el poemario que nos ocupa también es capaz de ofrecer una variada riqueza en claves de lectura a dilucidar.


    Tanussi Cardoso: Foto Archivo Fan page Centro Cultural Trilce)
    Aunque la elección del texto a traducir, tal como lo expresó Limache en un diálogo virtual con Cardoso, correspondió por un lado al desafío que el libro implicaba, también señaló un aspecto que notó a lo largo de su lectura: “¿Por qué elegí este [poemario]? … Porque había misterio, creo que un poemario debe tener misterio, y no digo que haya un crimen que resolver ni un fantasma que va a aparecer sino un misterio en las palabras, las palabras ocultan algo” (Feria Internacional del Libro de Huánuco, 2021, 25:32 – 25:47). Por nuestra parte, consideramos conveniente sumar a esta característica puntualizada por el traductor otras coordenadas que contienen sus páginas.

    Una vez hemos ingresado al poemario, como podría sugerirnos el propio paratexto del título elegido por Cardoso, es posible adelantar que aquí no se habla necesariamente de una postura contemplativa o pasiva, sino de sugerir la labor incesante a la que el poeta se entrega, desprendida por el sustantivo ejercicio —tomando en cuenta, además, la interacción del concepto de mirada con los conceptos de vista y ojo—. El poema homónimo, por su parte, en su vertiginosidad, en su opción por “no dar concesiones”, como describe el traductor al estilo de Cardoso, va de lleno a objetos, autores y discursos sobre los que posa su reflexión y da cuenta de lo que como poeta continuamente recoge en la cotidianidad y en el ejercicio reflexivo.

    Dividido en tres secciones, el caso de sus paratextos nos indica también la opción por determinados absolutos (“EL TIEMPO”, “LOS DÍAS”, “LAS NOCHES”) que, a su vez, el poeta hace dialogar entre sí al indagar constantemente en el tiempo y el viaje. Se trataría de un viaje que se desdobla en el viaje interior y en el terreno de los sentidos y el cuerpo. De aquí es posible emparentar los títulos del poema con el que inicia el libro (“óvulo I”) y el último (“óvulo II”), que, aunque podrían dar la apariencia de un viaje circular, cuentan con sus propias reglas.




    cont.
    https://elhablador.com/blog/2022/07/20/resena-exercicio-do-olhar-ejercicio-de-la-mirada-2020-de-tanussi-cardoso/


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    Mensaje por Maria Lua Vie 11 Oct 2024, 16:58

    CONVITE


    eles chegam

    rios caminhos estradas
    sóis luas cavalgadas
    jornais diários
    rezas velas fotos
    cartas de amor
    saudades
    jardins repletos
    primaveras
    frutas cães geadas


    eles chegam


    meus mortos
    nunca
    se apartam




    INVITACIÓN


    ellos llegan


    ríos caminos carreteras
    soles lunas cabalgatas
    jornadas diarias
    rezos velas fotos
    cartas de amor
    nostalgias
    jardines repletos
    primaveras
    frutas perros


    ellos llegan


    mis muertos
    nunca
    se apartan





    Trad: Leo Lobos



    https://www.tanussicardoso.com.br/post/best-podcasts-to-listen-to-when-traveling


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    y en ese vuelo y en ese sueño
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    Mensaje por Maria Lua Sáb 12 Oct 2024, 12:36

    O poema dentro de ti

    De modo geral,
    acho que devemos ler apenas
    os livros que nos cortam e nos ferroam.
    Kafka

    O poema só serve para acender o fogo intenso do frio que te habita.
    Para te golpear como a dor do fim do amor que amas,
    ou como raio a quebrar o lago que te espelha a face.
    O poema só serve para deixares de bordar estrelas
    e cumprires teu destino humano,
    pois cabe somente a ti o teu enredo.
    O poema não está nem aí para tua felicidade ou suicídio.
    O poema só serve para que saias de ti, te leias e te encontres.


    _________________



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    y en ese vuelo y en ese sueño
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    Mensaje por Maria Lua Sáb 19 Oct 2024, 16:33

    CÓDIGO




    A palavra é armadilha.
    A palavra é cilada.
    A palavra é trilha.
    A palavra é água.


    Cuidado!


    Ao dizer amor diga amor.
    Ao dizer medo diga medo.
    Ao dizer horror diga horror.
    Não a dilua em ardis.


    Deixe-a livre
    sem corretor corrente
    e adjetivo.
    Deixe-a substantivo.



    Cuidado!



    A palavra é dura.
    A palavra é crua.
    A palavra é casta.



    A palavra é seca.
    A palavra é nua.
    A palavra se basta.



    ***************



    CÓDIGO




    La palabra es trampa.
    La palabra es celada.
    La palabra es sedero.
    La palabra es agua.


    ¡Cuidado!


    Cuando digas amor, di amor.
    Cuando digas miedo, di miedo.
    Cuando digas horror, di horror.
    No lo diluyas con trucos.


    Déjala libre
    sin corrector actual
    y adjetivo.
    Déjala sustantivo.



    ¡Cuidado!



    La palabra es dura.
    La palabra está cruda.
    La palabra es casta.


    La palabra está seca.
    La palabra está desnuda.
    La palabra se basta.




    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Vie 25 Oct 2024, 08:23

    Choramos a saudade, não o morto.

    Esse corpo estranho a fitar o horizonte em busca de paz.

    Com seus olhos metálicos feitos de nadas,

    o morto não nos pertence mais.



    *************************


    Lloramos la nostalgia, no el muerto.

    Este extraño cuerpo que mira al horizonte en busca de paz.

    Con sus ojos metálicos hechos de nada,

    el muerto ya no nos pertenece.


    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Vie 25 Oct 2024, 08:26

    CHIAROSCURO


    Quando buscamos luz,

    temos a possibilidade

    da escuridão.

    Por isso, nas noites sombrias,

    costumo engolir a Lua,

    para manter sempre aceso

    o coração.



    ******************


    CLAROSCURO


    Cuando buscamos la luz,

    tenemos la posibilidad

    de oscuridad.

    Entonces, en las noches sombrías,

    Me acostumbro a tragar la luna,

    para mantenerlo siempre encendido

    el corazón.


    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Dom 27 Oct 2024, 12:37

    O poema dentro de ti


    O poema só serve para acender o fogo intenso do frio que te habita.
    Para te golpear como a dor do fim do amor que amas,
    ou como raio a quebrar o lago que te espelha a face.
    O poema só serve para deixares de bordar estrelas
    e cumprires teu destino humano,
    pois cabe somente a ti o teu enredo.
    O poema não está nem aí para tua felicidade ou suicídio.
    O poema só serve para que saias de ti, te leias e te encontres.



    ********************


    El poema dentro de ti


    El poema sólo sirve para encender el intenso fuego del frío que te habita.
    Para golpearte como el dolor del fin del amor que amas,
    o como un rayo rompiendo el lago que refleja tu rostro.
    El poema solo te sirve para que dejes de bordar estrellas
    y cumplas tu destino humano,
    porque tu trama depende sólo de ti.
    Al poema no le importa tu felicidad o tu suicidio.
    El poema sólo sirve para que salgas de ti mismo, te leas y te encontres.


    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Miér 30 Oct 2024, 20:08

    O afogado
    nu
    na lisura das primeiras ondas
    O amante do pôr-da-so
    Um deus
    face ao sagrado
    Um medo
    face ao degredo

    O afogado
    dividido
    entre o mar e a secura
    Como se a morte fosse
    a possibilidade do desejo
    ou do deserto

    O afogado
    as algas beijam-no
    Ulisses
    face ao ciclope
    Ninguém / musgo
    O amante do sereno

    O afogado
    livre
    não cabe
    nas intenções
    do gesto
    ou
    na perspectiva do Sábado

    O afogado
    agora
    é o que se perpetua
    no peixe




    *************


    el ahogado
    desnudo
    en la suavidad de las primeras olas
    El amante del atardecer
    un dios
    frente a lo sagrado
    un miedo
    ante el exilio

    el ahogado
    dividido
    entre el mar y la sequedad
    Como si la muerte fuera
    la posibilidad del deseo
    o el desierto

    el ahogado
    las algas lo besan
    Ulises
    frente al cíclope
    nadie / musgo
    El amante sereno

    el ahogado
    gratis
    no encaja
    en intenciones
    del gesto
    o
    desde la perspectiva del sábado

    el ahogado
    ahora
    es lo que perpetúa
    en pescado


    _________________



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    "Ser como un verso volando
    o un ciego soñando
    y en ese vuelo y en ese sueño
    compartir contigo sol y luna,
    siendo guardián en tu cielo
    y tren de tus ilusiones."
    (Hánjel)





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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Mar 05 Nov 2024, 19:02

    POEMA PARA QUALQUER ANO-NOVO



    para minha sobrinha, Liane


    Acolher pássaros.
    Suas sombras de liberdade e beleza.
    Ouvir seus piares de dor, fome e prazer.
    Compreender a expressão das asas.
    Pousá-los nos ombros, deixar-se com eles,
    nessa viagem de busca e de calma.
    Ser pássaro na sabedoria
    de maravilhar-se com a vida
    – ínfima e pouca –
    em seus mínimos detalhes
    de mistério e poesia.
    Aprender a transformar migalhas
    em sementes de ninhos.
    E dividi-las.
    Entender a nervura das distâncias
    : os obstáculos.
    Quedar-se quieto à espera do canto.
    E do voo.




    *********************


    POEMA PARA CUALQUIER AÑO NUEVO



    Para mi sobrina Liane


    Acojer pájaros.
    Sus sombras de libertad y belleza.
    Escuchar sus chirridos de dolor, hambre y placer.
    Comprender la expresión de las alas.
    Ponerlos sobre los hombros, déjarse con ellos,
    en este viaje de búsqueda y de calma.
    Ser un pájaro en la sabiduría
    de maravillarse con la vida
    – ínfima y poca –
    en sus más pequeños detalles
    de misterio y poesía.
    Aprender a transformar migajas
    en semillas de nidos.
    Y compartirlas.
    Entender la costilla de las distancias
    : los obstáculos.
    Quedarse quieto a la espera del canto.
    Y del vuelo.


    _________________



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    o un ciego soñando
    y en ese vuelo y en ese sueño
    compartir contigo sol y luna,
    siendo guardián en tu cielo
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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Jue 07 Nov 2024, 09:00

    CHARCO


    Que coisas me espantam?
    Que coisas me espantam por dentro?
    Quem me espanta?
    Que espanto sou eu?
    Que irrespirável verdade?
    Que irrespirável mentira me habita?
    O que me encurrala sem paredes?
    Que segredo – imenso e brutal –
    Entre meu eu e o que sou?
    Por que, dentro, a poesia?
    O que é o poema?
    Por que ele me espanca?



    *************



    CHARCO


    ¿Qué cosas me asustan?
    ¿Qué cosas me asustan por dentro?
    ¿Quién me asusta?
    ¿Qué asombro soy?
    ¿Qué irrespirable verdad?
    ¿Qué mentira irrespirable me habita?
    ¿Qué me atrapa sin paredes?
    ¡Qué secreto – inmenso y brutal –
    ¿Entre mi yo y lo que soy?
    ¿Por qué, dentro, la poesía?
    ¿Quél es el poema?
    ¿Por qué él me golpea?


    _________________



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    TANUSSI CARDOSO (1946- - Página 7 Empty Re: TANUSSI CARDOSO (1946-

    Mensaje por Maria Lua Lun 11 Nov 2024, 08:54

    Exercício do Olhar



    o olho cortado do cão andaluz

    o olho da lâmina afiada

    o olho do sangue e seu jorro

    o olho e a visão de Borges

    o olho cego que vê

    o olho dos bruxos

    o olho oculto do eclipse

    o olho da parábola e da profecia




    o olho que circunda o olho claro do medo

    o olho de Deus no centro do furacão

    o olho do pai e da mãe e dos galos na aurora

    o olho que habita o planeta da infância




    o olho da morte anunciada

    o olho da vida adiada

    o olho na idade madura dos ossos




    o olho da cidade fragmentada

    dentro do homem fragmentado

    o olho ruidoso da urbanidade

    o olho do sonho que se recorda

    o olho da memória em movimento

    o olho partido da esperança e da utopia

    o olho dos girassóis




    o olho de Clarice

    o olho triste da alegria

    o olho dos 3 mistérios

    o olho prismático dos cristais

    o olho como ato de estilhaçamento

    o olho das sombras e das dúvidas

    o olho absurdo das águias

    o olho atento das horas paradas




    o olho na nudez escondida

    das senhoritas de Picasso

    o olho azul de Matisse

    o olho das banhistas de Cézanne

    o olho sonso do sorriso santo de Gioconda




    o olho que se ilumina

    além da superfície da máquina

    o olho do ritmo das engrenagens

    o olho que se espreita

    além da língua e da linguagem

    o olho que a palavra liberta




    o olho do verbo ser

    o olho duplo da androginia

    o olho do que sou e não sou

    ou vice-versa

    o olho que parte de mim para o outro

    ou vice-versa

    o olho fatal do nome e da coisa

    o olho da máscara dentro do olho




    o olho da carne dentro da pele

    o olho entre os lençóis

    o olho insuportável dos limites

    o olho sem algemas




    o olho do verso em transe e em trânsito

    o olho na contramão da dicção

    o olho dentro da hipérbole e do espanto

    o olho paradoxal da contradição




    o olho da serpente sugando o mar

    o olho na mão de Gullar

    o olho das 5 raízes

    Cecília Bandeira Murilo Cabral Drummond




    o olho do som de Cage

    o olho do rio bebendo a sede

    o olho aguado dos peixes

    o olho da flecha

    o olho da canção dos gatos




    o olho no olho do poema

    que se anuncia




    o olhar nosso de cada dia






    *************************





    ejercicio de la mirada




    el ojo cortado del perro andaluz
    el ojo de la lamina afilada
    el ojo de la sangre y su chorro
    el ojo y la visión de Borges
    el ojo ciego que ve
    el ojo de los brujos
    el ojo oculto del eclipse
    el ojo de la parábola y de la profecía

    el ojo que circunda el ojo claro del miedo
    el ojo de Dios en el centro del huracán
    el ojo del padre y de la madre y de los gallos de la aurora
    el ojo que habita el planeta de la infancia

    el ojo de la muerte anunciada
    el ojo de la vida postergada
    el ojo en la edad madura de los huesos

    el ojo de la ciudad fragmentada
    dentro del hombre fragmentado
    el ojo ruidoso de la urbanidad
    el ojo del sueño que se recuerda
    el ojo de la memoria en movimiento
    el ojo partido de la esperanza y de la utopía
    el ojo de los girasoles

    el ojo de Clarice
    el ojo triste de la alegría
    el ojo de los 3 misterios
    el ojo prismático de los cristales

    el ojo como acto de destrucción
    el ojo de las sombras y de las dudas
    el ojo absurdo de las aguas
    el ojo atento de las horas paradas

    el ojo en la desnudez escondida
    de las señoritas de Picasso
    el ojo azul de Matisse
    el ojo de las bañistas de Cézanne
    el ojo de la sonrisa santa de la Gioconda

    el ojo que ilumina
    más allá de la superficie de la máquina
    el ojo del ritmo de los engranajes
    el ojo que esta al acecho
    más allá de la lengua y del lenguaje
    el ojo que la palabra liberta

    el ojo del verbo ser
    el ojo doble del andrógino
    el ojo del que soy y no soy
    o viceversa
    el ojo que parte de mi para el otro
    o viceversa
    el ojo fatal del nombre y de la cosa
    el ojo de la máscara dentro del ojo

    el ojo de la carne dentro de la piel
    el ojo entre las sabanas
    el ojo insoportable de los límites
    el ojo sin esposas

    el ojo del verso en transe y en tránsito
    el ojo en la contramano de la dicción
    el ojo dentro de la hipérbole y del espanto
    el ojo paradojal de la contradicción

    el ojo de la serpiente tragando el mar
    el ojo en la mano de Gullar
    el ojo de las 5 raíces
    Cecilia Bandeira Murilo Cabral Drummond

    el ojo del sonido de Cage
    el ojo del río bebiendo la sed
    el ojo aguado de los peces
    el ojo de la flecha
    el ojo de la canción de los gatos

    el ojo en el ojo del poema
    que anuncia

    la mirada nuestra de cada día







    Trad: Leo Lobos


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    Mensaje por Maria Lua Jue 14 Nov 2024, 09:37

    Sobre o ofício


    escrever



    deixar-se ir

    a um pântano que não

    se conhece

    o fundo nem o gosto




    di/lu/ir/se


    a pele secar ao sol
    unhas e dentes


    a/bis/mar/se


    espanto e
    perigo de queda


    entregar-se ao
    terremoto que vem
    do tremor de si mesmo


    de/sis/tir/se

    não resistir
    ao abandono
    dos cabelos

    dis/sol/VER-SE



    ***************




    Sobre el oficio

    escribir

    dejarse ir
    a un pantano que no
    se conoce
    fondo ni gusto

    di/lu/ir/se

    la piel secar al sol
    uñas y dientes

    a/bis/mar/se

    espanto y
    peligro de caída

    entregarse al
    terremoto que viene
    de sí mismo

    de/sis/tir/se

    no resistir
    el abandono
    de los cabellos

    di/sol/VER-SE



    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Vie 15 Nov 2024, 12:00

    El nombre en el espejo
    ¿Qué nombre soy yo?
    ¿Qué rostro habito a diario?
    ¿A quién respondo cuando me pregunto?
    ¿Qué ojos me adentran?
    ¿Qué cuerpo es esta piel
    y qué huesos este árbol
    dulce y rabioso?
    ¿Quién me lee
    antes de mí?

    Cosa es cosa que no es -
    Eres mi nombre.

    Diluvio seco
    Un filtro
    Un fantasma abandonado al aire
    Susto
    Miedo

    ¿Qué nombre soy yo, sino fragmentos?


    _________________



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    Mensaje por Maria Lua Dom 17 Nov 2024, 20:26

    Teias



    Alimentar aranhas,

    eis o meu ofício.

    Deixá-las criar tentáculos.

    Moscas mansas

    apaixonadamente sangrar.

    Cuidá-las para tecer

    os pequenos vícios

    do seu tear:

    venenos sutis

    tatos improváveis

    -vivê-las.

    Redescobrir as cores

    as sedes e as sedas.

    Entrelaçar as sendas

    do meu destino nelas:

    véus de astúcia

    morte e viuvez.

    Decifrar sua dança:

    rede de valsas

    fios de arame.

    Aprender com elas

    o ritmo do salto.


    *****************




    TELAS

    Alimentar arañas,
    es mi oficio.
    Dejarles crecer tentáculos.
    Cuidar
    los pequeños vicios
    de su telar:
    experimentar
    los tactos improbables
    (sutiles venenos).
    Redescubrir colores
    en la casa de las sedas.
    Tejer
    mi destino a ellas:
    velos de mortal astucia
    viudez.
    Descifrar su danza:
    valses tejidos
    con hilos de alambre.
    Aprender con ellas
    el ritmo del salto.


    Ver como las mansas moscas
    sangran apasionadamente.





    Trad: Angélica Santa Olaya


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